Surto de caxumba atinge Rio de Janeiro

SURTO DE CAXUMBA ATINGE RIO DE JANEIRO

Autoridades recomendam que população se mantenha com a vacina em dia


Um surto de caxumba tem atingido a cidade do Rio de Janeiro. Neste ano até a última segunda-feira (13) a Secretaria Estadual de Saúde recebeu notificações 68 casos de caxumba nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Niterói. O surto é caracterizado pelo aumento de casos, acima da média registrada, em um determinado período de tempo e local concentrado e fechado, como creche, escola, empresa, condomínio.


As autoridades de saúde recomendam que a população se mantenha vacinada. A pessoa deve ser imunizada pela primeira vez com 1 ano de idade, e tomar a segunda dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 15 meses de idade.


Quem tem até 19 anos de idade e não sabe se foi vacinado precisa tomar as duas doses de uma só vez. Já quem é maior de 19 anos até 49 anos de idade só precisa de uma vacinação.


A caxumba, também conhecida como papeira, é causada por vírus. Ela aumenta as glândulas salivares, deixando a região inchada e também causa febre. A transmissão acontece pelo ar e pela saliva.


ENDEREÇO

Tijuca

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Pré-Militar

Pré-Técnico

Pré-Vestibular

Rua Pardal Mallet, 26

Tel: 21 3199-0888

Tel: 21 3199-0444


Méier

Pré-Militar

Pré-Técnico

Pré-Vestibular

Rua Dr. Pache de Faria, 18

Tel: 21 2146-7523