possiveis temas de redacao para o enem

POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM

TER PENSAMENTO CRÍTICO E ESTAR POR DENTRO DAS ATUALIDADES É FUNDAMENTAL

A As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exigem que os candidatos tenham pensamento crítico diante dos acontecimentos da atualidade, estabelecendo uma relação entre o dia a dia e os conteúdos estudados nas disciplinas do currículo escolar.

Conhecer os temas atuais, que estão em destaque na mídia escrita é essencial. Os últimos temas de redações do Enem abordaram assuntos como trabalho e dignidade, influência das redes sociais no cotidiano, temas baseados em letras de músicas como “o que é o que é” do cantor Gonzaguinha. Na última edição do exame a publicidade infantil no Brasil foi o tema abordado pela banca da prova.

Selecionamos 10 possíveis temas que poderão ser cobrados este ano. Confira:

1. Mercado de Trabalho no Brasil – tema suscitado pela recente proposta de terceirização e precarização do trabalho;

2. Preconceito e Intolerância – debate voltado aos recentes casos de racismo;

3. Violência e Maioridade Penal – a proposta de diminuição da maioridade penal para 16 anos em discussão no Congresso;

4. Esporte e Espírito Olímpico – ano de Olimpíada reforça a presença de temas ligados ao esporte em geral;

5. Programa Aeroespacial Brasileiro – após o primeiro astronauta, o Brasil enviou o primeiro cosmonauta civil ao espaço;

6. Educação e desenvolvimento humano – a meta discussão da importância da educação para o desenvolvimento da humanidade;

7. Intolerância Religiosa – tema sempre em voga permeado pela atuação de organizações religiosas no Brasil e no mundo;

8. Aborto – outro tema controverso que sempre deve ser esperado num exame como o Enem;

9. Democratização da mídia – um tema que também é afeto ao Governo que deve ser considerado pelos estudantes;

10. Revogação do Estatuto do Desarmamento – Para aqueles que apostam em um tema ligado à violência, trata-se de uma importante vertente.

Na nossa plataforma digital, a ferramenta redação colaborativa, a qual permite que os alunos corrijam as redações dos seus colegas e, ao final, façam a correção do próprio texto para que cheguem o mais próximo possível da avaliação exigida pelo Enem. Não deixem de treinar.