Olimpíada brasileira de Matemática

DE MATEMÁTICA
GANHADOR REPRESENTARÁO BRASIL
NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Problemas detectados pela ferramenta são trabalhados a fim de preparar os alunos para a disputa de vagas das universidades públicas

Os alunos do ensino fundamental II e ensino médio do Colégio Modelo GPI participam da maior competição de Matemática do País. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é um evento aberto a todos os estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6ª ano), médio e universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é dividida em quatro níveis de participação: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 2; os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes da graduação participam do nível universitário. Os vencedores concorrem a vagas para representar o País em competições internacionais.

Criada em 1979, a competição envolveu em 2014 mais de 564 mil estudantes e seus professores. Este ano, a prova da primeira fase será realizada nas instituições cadastradas, nesta sexta-feira, 12 de junho. A segunda fase, também realizada nos mesmos locais, ocorrerá na sexta-feira, 18 de setembro, e a terceira e última fase nos dias sábado 17 e domingo 18 de outubro, em locais a serem definidos. Como premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro.

De acordo com o Coordenador-Geral do evento, professor Carlos Gustavo Moreira, a competição tem o objetivo não somente de promover a melhoria do ensino de Matemática nas instituições e detectar talentos para a pesquisa científica, mas também de selecionar os estudantes que competirão representando o Brasil em olimpíadas internacionais do gênero.