mais de 53mil candidatos zeraram a redacao do enem

mais-de-53-mil-candidatos-zeraram-a-redação-do-enem

No dia 11 de janeiro o Inep divulgou os resultados do Enem 2015. Dentre os dados divulgados, um foi alarmante: mais de 53 mil candidatos tiraram zero na redação. O baixo rendimento na redação deve-se ao não entendimento dos critérios de correção solicitados pelo exame.



A nota da redação é zerada quando o texto possui desenhos ou informações desconexas, o candidato deixa a prova em branco ou escreve menos de sete linhas, o participante desrespeita os Direitos Humanos ou não segue o tipo de texto exigido – dissertativo-argumentativo.



O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em uma entrevista coletiva no dia da divulgação das notas que todos esses zeros foram considerados apenas os candidatos que realmente fizeram a redação: "A diferença é que separamos os candidatos que deixaram a redação em branco dos que realmente tiraram nota zero".



Para evitar esse tipo de resultado, os candidatos precisam estudar e treinar a técnica de escrita com o suporte apropriado, como na ferramenta Redação Colaborativa, da Plataforma Digital GPI. Nela, os alunos são estimulados a exercitar a escrita com base nos critérios exigidos pelo Enem e na hora de avaliar o rendimento, a ferramenta permite que os alunos corrijam as redações de seus colegas e, ao final, façam a correção do próprio texto, para que cheguem o mais próximo possível da avaliação exigida pelo exame.



A plataforma contém tutoriais em vídeo, através dos quais especialistas apresentam possíveis abordagens para o tema proposto e ainda explicam, em detalhes, os cinco critérios analisados pela banca avaliadora do Enem: (1) domínio da norma culta, (2) domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, (3) coerência, (4) coesão e (5) proposta de intervenção. O Sistema de Ensino GPI utiliza as mais modernas inovações com o objetivo de qualificar os alunos para a vida e aprovação em uma universidade pública.



ENDEREÇO

Tijuca

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Pré-Militar

Pré-Técnico

Pré-Vestibular

Rua Pardal Mallet, 26

Tel: 21 3199-0888

Tel: 21 3199-0444


Méier

Pré-Militar

Pré-Técnico

Pré-Vestibular

Rua Dr. Pache de Faria, 18

Tel: 21 2146-7523