Colégio Modelo GPI utiliza ferramenta Módulo Enem

Problemas detectados pela ferramenta são trabalhados a fim de preparar os alunos para a disputa de vagas das universidades públicas

Os alunos da 3ª Série do ensino médio do Colégio Modelo GPI iniciaram aulas para aprender a interpretar qualquer tipo de gráfico, tanto da matéria de matemática quanto de geografia. A necessidade surgiu após diagnóstico gerado pela Plataforma Módulo Enem, uma das melhores ferramentas do mercado educacional, agora utilizada pelo Colégio Modelo GPI. Através dela é possível detectar as dificuldades apresentadas pelos alunos em comparação aos colégios concorrentes na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio. A ferramenta demonstra através dos dados do Inep quais são as dificuldades apresentadas pelo colégio para solucionar as questões do Enem.

Os alunos apresentaram deficiência em habilidades que estão relacionadas às interpretações de gráficos e problemas e sistemas de medidas. “Esse tipo de dificuldade é muito comum, já que não existe uma matéria específica que ensine o aluno a interpretar gráficos”, afirma o coordenador do ensino médio do Colégio Modelo GPI, Bruno Reis.

“O Módulo Enem demonstra que esse tipo de dificuldade é o ‘calcanhar de Aquiles’ da maioria dos colégios. E não existe esse trabalho em nenhum outro colégio. “Eu não vou ensinar, pois isso eles já sabem. Eu vou acostumá-lo a interpretar os gráficos. Se nenhuma escola acostuma seus alunos a lerem gráficos, nós do Colégio Modelo GPI estamos avançando. Com certeza nosso resultado vai melhorar consideravelmente e nossos alunos vão poder realizar suas matrículas em uma universidade pública”, conclui Bruno.