Dia Nacional da Alimentação Escolar

DIA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Dia 21 de outubro é o “Dia Nacional da Alimentação Escolar”, um tema de extrema relevância para pais e educadores. Todos sabem sobre a importância da boa alimentação e seus efeitos benéficos para a saúde. A preocupação com uma alimentação saudável e balanceada vem sendo debatida e tornou-se um assunto cada vez mais destacado por especialistas da área. É importante lembrar, também, que o cuidado com uma boa nutrição deve ser iniciado desde a infância.



Porém, com a correria do dia a dia, é difícil pôr todo esse conhecimento em prática, principalmente quando se tem filhos, pois a correria é redobrada. Às vezes, apesar de consumirem refeições balanceadas em casa, os pais não têm tempo de preparar lanches saudáveis para a merenda escolar e acabam recorrendo a produtos industrializados, como biscoitos recheados e sucos de caixinha.



Para reverter esse quadro, a hora de preparar o lanche deve entrar para a rotina familiar, assim como as outras refeições. Uma boa opção é fazer uma lista de compras com os ingredientes da merenda de toda a semana e planejar o cardápio. Também é útil manter em casa materiais para embalar e armazenar os lanches, como papel alumínio, filme plástico, guardanapos, sacos descartáveis e vasilhas plásticas com tampa.



Para facilitar essa transição, seguem algumas dicas para substituir os lanches industrializados na merenda:



• Prefira os sanduíches preparados em casa, com pães integrais e grãos, bisnaguinha ou pão doce (de preferência sem creme).
• Evite pães tipo croissant e biscoitos recheados, pois são ricos em gordura.
• Para rechear os sanduíches, use queijos brancos como ricota, cottage, requeijão, tipo Minas frescal ou polenguinho.
• Bolos também são boas opções, mas dê preferência para os sem recheio e cobertura.
• Se possível, ofereça sempre uma fruta. Elas podem ser consumidas tanto in natura como em sucos ou saladas.
• Evite os salgadinhos industrializados, pois são ricos em gorduras trans, contém excesso de sal e poucos nutrientes, assim como os refrigerantes.



A escola deve estar sintonizada com os pais para reforçar e incentivar a boa alimentação, pois isso contribui para o desenvolvimento e crescimento do aluno, a aprendizagem e o seu rendimento escolar, além de ajudar na formação de hábitos alimentares mais saudáveis e proporcionar benefícios, como a melhora da capacidade respiratória, aumento da qualidade do sono e diminuição do risco de doenças cardiovasculares.



Fontes:



http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/merenda-saudavel-618741.shtml



http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/materias_295965.shtml



http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar



ENDEREÇO

Tijuca

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Pré-Militar

Pré-Técnico

Pré-Vestibular

Rua Pardal Mallet, 26

Tel: 21 3199-0888

Tel: 21 3199-0444


Méier

Pré-Militar

Pré-Técnico

Pré-Vestibular

Rua Dr. Pache de Faria, 18

Tel: 21 2146-7523