Ano Olímpico

Ano olímpico – o uso da interdisciplinaridade como ferramenta de integração escolar

Este ano é muito especial para o nosso País e principalmente para nossa cidade, que receberá pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O evento acontecerá entre os dias 5 e 21 de agosto, mas será assunto o ano inteiro nos programas de TV, de rádio, nas revistas, jornais, nos portais da internet e até mesmo nas escolas.

Trazer eventos e acontecimentos do cotidiano para o ambiente escolar ajuda na formação do senso crítico e estimulam os jovens a perceber a realidade de forma racional, não apenas absorvendo as notícias, mas também as analisando e formando sua própria visão dos fatos.

As Olimpíadas são uma enorme fonte de inspiração para diversas disciplinas. Podemos estudar sobre Geografia, Geometria, Física, História, Matemática, entre outras, usando a interdisciplinaridade do tema. Uma questão sobre doping, por exemplo, pode ser utilizada ao mesmo tempo em de Química, que analisará a composição da substância proibida, em Biologia, avaliando os efeitos da substância no organismo, e em Sociologia, analisando os aspectos éticos do uso de compostos que influenciam no desempenho dos atletas.

A abordagem pode ser feita através de exercícios, seminários ou palestras. Uma abordagem mais completa pode ser feita com a realização de uma semana acadêmica, envolvendo toda a escola em apresentações sobre os Jogos, com cada turma abordando um enfoque do tema de acordo com o grau de dificuldade de sua série, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem possa ocorrer também de aluno para aluno.